top of page

Engenheiro Ambiental. Não Ecochato

Não é de hoje que a questão ambiental entrou em pauta. Assim como também não é nova a "má fama" que é atribuída a pessoas que tem preocupação com esse mesmo assunto. Posso estar errado, mas acho que para muitas pessoas, ainda, à menção da palavra "ambiental" já acham que se trata daqueles que vivem de fazer protestos contra tudo, que se acorrentam às árvores e fazem discursos sobre como tudo o que as pessoas fazem é errado para o planeta. Resumindo, os famosos "Ecochatos".

Vamos então esclarecer. Engenheiro ambiental não é Ecochato. Tá, qual é a diferença? Sabe, durante o curso de graduação tivemos um professor que nos apresentou um problema ambiental. Não me lembro agora de todos os detalhes que envolviam o caso, mas ele nos perguntou o que faríamos para resolver a situação em questão. As respostas dadas eram muito boas em termos de meio ambiente, mas o professor apenas riu e disse: "Gente, antes de ambiental vocês são engenheiros. E engenheiros fazem projetos!"


Então, a diferença é simples. O engenheiro ambiental não vai dizer que você não pode fazer tal coisa, apenas porque fará mal ao meio ambiente. Ele irá dar alternativas para que realize esse projeto sem causar tanto impacto negativo ao local em que o projeto será inserido, o que resulta em benefícios socioambientais e econômicos, como evitar danos à saúde pública, diferencial para o mercado de consumo e isenção de multas quando ocorrem fiscalizações por órgãos governamentais.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page