top of page

Certificação LEED. Para Todos os Gostos e Momentos

Desde que o ser humano se tornou uma espécie fixa, que permanece em um lugar e nele mantém todas as atividades para atender às suas necessidades, construir se tornou uma prática natural. A construção civil e a arquitetura passaram a ser essenciais para o desenvolvimento das comunidades humanas, fosse pela estética ou funcionalidade, seguindo o que melhor satisfizesse nossos interesses.


Atualmente, considerando questões como mudanças climáticas, eficiência energética, consumo consciente de recursos naturais, entre outros tópicos ligados ao meio ambiente, os projetos de construção civil também passaram a ser vistos sob uma ótica sustentável. Isso levou à criação de processos e selos de certificação (como já comentamos em outros posts), abrindo campo para todo o conceito de construções sustentáveis.


Existem diversos selos que comprovam a sustentabilidade na construção civil, como selo AQUA, Casa Azul e LEED, sendo que este último é o de maior peso e reconhecimento em nível internacional. Hoje falaremos mais especificamente sobre ele.


LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Design Energético e Ambiental, em tradução livre do inglês), e é uma certificação concedida por avaliação da organização GBC (Green Building Council, como comentado em outro post do blog). O selo LEED possui um total de quatro tipologias, de acordo com o tipo de projeto a ser avaliado:

  • LEED New Construction (NC): Novas Construções. Processo de certificação para edificações ainda em planejamento ou no começo do projeto. Pode ser aplicado a diversos tipos de edificações.

  • LEED Interior Design and Construction (ID+C): Design e Construção de Interiores. Essa tipologia é voltada para criar espaços internos mais confortáveis para as pessoas e mais sustentável para o ambiente. Assim como a tipologia NC, a ID+C também se aplica a diferentes tipos de projetos.

  • LEED Existing Buildings – Operation and Maintance (O+M): Operação e Manutenção de Edifícios Existentes. Como já fica evidenciado, é uma certificação para eficiência operacional e manutenção de uma edificação já existente, de modo a reduzir impactos negativos.

  • LEED Neighborhood Development (ND): Desenvolvimento de Bairros. Integra diversos princípios de crescimento planejado e sustentável, considerando diferentes tipologias de edificações e mistura de usos dos espaços urbanos. Incentiva também a utilização de transporte público, criação de áreas de lazer e espaços públicos de alta qualidade.

Também há quatro "rankings" atribuídos com base no quanto os quesitos são cumpridos. Quanto melhor elaborado for o projeto, maior a pontuação total e maior será o reconhecimento LEED.

Selos LEED e Pontuações Respectivas

O processo para certificação LEED se renova periodicamente, de acordo com as decisões da GBC. Não há exatamente um "momento" para essa atualização, mas é algo que acontece quando os projetos começam a ser certificados com certa facilidade, ou quando alguns parâmetros de avaliação se tornam mais relevantes do que outros. Atualmente, o LEED se encontra em sua quarta versão (denominada LEED v4), para garantir a melhoria contínua das construções sustentáveis, aprimorando seus níveis de performance com eficiência energética, recursos hídricos, saúde dos ocupantes e controle de resíduos.


Fontes:

GBC Brasil - Tipologia LEED (http://gbcbrasil.org.br/tipologia-leed.php)

LEED v4 - USGBC (https://www.usgbc.org/leed-v4


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page