top of page

Produto Sustentável...?

Sustentabilidade é uma palavra que tem sido usada frequentemente devido à maior preocupação com a questão ambiental. Contudo, termos e expressões ligados ao meio ambiente são usados de forma leviana, como vemos em diversos produtos que se dizem "sustentáveis" quando não o são (é o caso de mercadorias que vem com aquela folhinha verde no rótulo, afirmando que é um produto "amigo do planeta" ou qualquer coisa assim).


Mas então o que define algo como sendo realmente sustentável? De fato, o produto deve, sim, apresentar um selo especial que o certifique como "verde", e o ponto está exatamente aí. Na certificação. Não são raros os casos em que uma empresa divulga seu produto como sendo "eco-amigável" apenas para apresentar um diferencial de mercado, sem qualquer evidência para confirmar esse tipo de declaração.

O processo de certificação é totalmente voluntário e consiste em uma auditoria, feita por um por um profissional qualificado, que analisa desde a extração da matéria-prima até o descarte ou pós-consumo e, caso atenda aos parâmetros mínimos exigidos, é emitido o certificado que atesta que o processo produtivo (e não o produto) é de fato sustentável. A auditoria precisa ser refeita periodicamente, para garantir o cumprimento contínuo dos requisitos da certificação. Caso contrário, ela pode ser revogada.

Como exemplos de selos certificados, temos o FSC (que trata de produtos derivados de madeira de reflorestamento, como se vê em cadernos e alguns móveis), ISO 14001 (padrão internacional que comprova a sustentabilidade de processos produtivos em geral), e a certificação LEED (que atesta a eficiência de construções em termos de sustentabilidade).


É importante, então, que o consumidor que deseje priorizar produtos verdadeiramente sustentáveis fique atento ao procurar aqueles que apresentem selos certificados, ao invés de se deixar levar por um desenho verde e palavras chamativas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page