top of page

Melhores Vistas

Olhe pela janela. O que você vê? A rua da sua casa? Os prédios próximos? Uma boa visão do céu? É uma boa vista? De fato, não precisa ser um gênio para saber que as pessoas se sentem melhores quando há grandes espaços com vista para os ambientes externos. Estudos comprovam melhoras no rendimento e disposição dos usuários quando há janelas ou ambientes com vista. E, como já vimos em outros posts, as certificações dão pontos às construções que se preocupam com o bem-estar dos usuários.

Projetos de vista de qualidade consideram três tipos de vistas diferentes, de modo que pelo menos duas delas tem que estar presentes em mais de 75% do espaço ocupado (independente do tipo de projeto):

- Fauna, flora, céu, etc;

- Objetos em movimento;

- Objetos a 7,5m de distância ou mais.


Claro que não basta apenas colocar uma janela que vá do chão ao teto e dizer que está propiciando uma boa visão. Há todo um caminho a ser seguido na arquitetura para que o projeto seja corretamente avaliado como tendo vistas de qualidade. A orientação da construção, a disposição dos ambientes internos, até a mobília é considerada nesse tipo de avaliação. Outro ponto interessante também é que um bom trabalho para criar vistas de qualidade pode ter impacto direto na parte de iluminação natural. Claro, aí são outros pontos a serem trabalhados, como quantidade de luz que atinge a edificação, refletância, transmissão luminosa, ganho de calor, etc. Até mesmo a legislação sobre vidros e janelas é diferente, dependendo da região ou estado em que estiver. Mas uma iluminação de qualidade considera tanto a luz natural quanto a artificial.


A certificação WELL, por exemplo, considera o aspecto Luz (Light) em sua avaliação, buscando condições que aumentem a produtividade, boa acuidade visual, e que interfira o mínimo possível nos ciclos circadianos das pessoas (conceito que trata sobre o relógio biológico e ritmo psicológico do corpo, que é muito influenciado por luz e temperatura, entre outros fatores). Ao mesmo tempo, há o aspecto Mente (Mind), que trata da saúde emocional e cognitiva. Para tanto, acesso e vistas ao ambiente externo tornam-se imprescindíveis.


Mas o que podemos tirar disso tudo, então? Embora hoje seja frequente vermos pessoas que preferem ficar em espaços escuros e tudo o mais, é bastante claro que os melhores resultados e ganhos de produtividade se dão em ambientes com melhor vista e iluminação. Isso garante uma área mais confortável e menos estressante, em que corpo e mente ficam em condições para o melhor desempenho possível.


Pense assim: onde você se sentiria mais confortável e motivado a trabalhar? No escritório da esquerda ou da direita?

Fonte:

Well Certification: http://standard.wellcertified.com/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page