top of page

Impacto Ambiental. Melhor ou Pior?

Via de regra, qualquer atividade humana traz consigo um impacto ambiental. Uma reação sentida pelo meio, em decorrência das ações ou processos realizados para atender às necessidades das pessoas.


Contudo, apesar do termo "impacto" já nos trazer à mente a ideia de um efeito negativo (o que por muitas vezes é verdade), também é possível que ocorram impactos ambientais positivos, dependendo do ponto de vista e do meio em que se encontra. Mas o que seria este "meio"? Nos termos da Engenharia Ambiental, consideramos a existência de três deles: Físico, Biótico e Socioeconômico.

Os três estão atrelados entre si e juntos compõem o sistema em que vivemos. Pode ser o seu bairro, um país ou a própria Terra. E qualquer processo produtivo, empreendimento ou produto inevitavelmente causa impactos (positivos ou negativos) nestes três pontos.


O meio físico considera os elementos "não-vivos", como solo, água, os ventos, etc. Então, a contaminação de corpos hídricos por, digamos, esgoto industrial de uma fábrica de tintas, se qualifica como sendo impacto negativo no meio físico.


O meio socioeconômico trata exclusivamente do ser humano e dos aspectos da sociedade e cultura, como empregabilidade, paisagem urbana, comunidades tradicionais, assentamentos indígenas, legislação e outros. Os impactos positivos mais frequentemente se apresentam em projetos de futuros empreendimentos são a geração de emprego, contratação de mão-de-obra local e geração de renda para comunidades do entorno.


Por fim, o meio biótico engloba fauna e flora, em geral. Podemos considerar, por exemplo, o ruído intenso provocado pela construção de um resort irá, entre outras coisas, afugentar animais que vivem na região, em um exemplo de impacto negativo ao meio biótico.


E é interessante observar que estes impactos nem sempre são restritos a um único meio. Tomemos a contaminação de um rio novamente (impacto no meio físico). Se este rio abrigar peixes, poderá ocorrer uma mortandade, que por sua vez poderia afetar toda a cadeia alimentar de outros animais que se alimentam dos peixes ou bebem da água deste rio (impacto no meio biótico). Se houver uma comunidade ribeirinha que dependa dele para sua subsistência, seu modo de vida também estará ameaçado (impacto no meio socioeconômico). E isso tudo sem considerar maiores escalas espaciais. Um impacto pode atingir desde um ponto específico até lugares muito distantes do seu local de origem.


"Mas nem tudo está perdido", pois para qualquer empreendimento devem ser elaboradas e implantadas medidas que deverão minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos. Há o risco de poluir o corpo hídrico? Então, vamos tratar os resíduos antes de lançá-los, ou destiná-los imediatamente para descarte adequado. Interferência nos hábitos da fauna local? Estudemos o comportamento das principais espécies para que elas não sejam tão afetadas. A população local não está segura quanto ao projeto? Marquemos uma audiência para discutir abertamente e mostrar que haverá benefícios.


Promover e realizar estudos sobre os impactos ambientais e elaborar as medidas para cada um também fazem parte das principais atribuições do engenheiro ambiental. Garantir, por meio de projetos sustentáveis, o crescimento e desenvolvimento. Sem que qualquer ambiente sofra algum revés que não poderá suportar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page